Natal Sentido

Lenda do Tronco de Natal

Tronco de Natal ou Bûche Noël é uma torta tradicional francesa presente na ceia de Natal, imitando um tronco de madeira, que surgiu no século XIX, pelo confeiteiro Pierre Lacan.

Lenda do Tronco de Natal

Como em todas as lendas, há várias versões.

Quer conhecer a Lenda do Tronco de Natal?

Antigamente em França, família reunia-se diante da lareira na véspera de Natal.

Reza a lenda que os rapazes mais novos deviam escolher um tronco bem grande e que deveria ser consumido lentamente, durante vários dias. Se o tronco durasse vários dias, era sinónimo de boas colheitas no ano seguinte.

No dia 2 de dezembro, as crianças cantavam canções de Natal e os mais velhos contavam histórias, enquanto o grande tronco de madeira ardia na lareira.

O fogo da lareira devia ser sempre aceso pelo mais jovem e pelo mais velho e benzida pelo chefe de família.

As cinzas, depois, eram conservadas, pois acreditava-se que tinha o poder de proteger a casa dos raios e do Diabo durante o ano seguinte.

Esse costume, que remonta ao século XII, era também repetido na maior parte dos países europeus. A tradição acabou por desaparecer com o surgimento das lareiras com grandes chaminés.

Com este costume acabado surgiu outro: o uso de um pequeno tronco, ornamentado com velas e folhas que era colocado no centro da mesa como decoração.

Hoje em dia, o tronco Natal é simbolizada pela torta - o Bûche de Noël ou tronco de Natal, cuja forma e faz lembrar o tronco das lareiras do passado.

A sobremesa tipicamente francesa, o tronco feito com massa de bolo e coberto por creme de chocolate, nasceu em Paris, no final do século XIX, pelas mãos do confeiteiro Pierre Lacan.

Lenda do Tronco de Natal (imagem 02)

Natal Sentido / Lendas / Lenda do Tronco de Natal


Subscrever newsletter. Faça parte de um grupo especial.