Natal Sentido

Natal na Alemanha

Natal na Alemanha e suas tradições

Natal na Alemanha

Frohe Weihnachten ! (Feliz Natal)

A Alemanha é um país repleto de tradições de Natal, aliás, festejam o Weihnachtzeit, (em alemão significa Período de Natal) e começa a partir do último domingo de novembro.

E sabia que a tradição da árvore de Natal nasceu na Alemanha?

Natal nas cidades

Os Mercados de Natal estão por todo o lado e pensadas para se envolver no espírito de Natal com as decorações, feirinhas, gastronomia e música natalícias.

Um dos mais famosos fica em Berlim : o Potsdamer Platz Market, o Gendarmenmarkt ( com variedades gastronómicas); o da Kaiser Wilhelm Memorial (onde pode provar um delicioso chocolate quente e ver as típicas cabanas de madeira tradicionais.)

Colónia é outra cidade que oferece uma variedade de mercados e feiras de Natal. É aqui que pode comprar o famoso vinho quente - Glühwein .

Tradições

Adventzkranz é a Coroa do Advento. É uma guirlanda com 4 velas que se coloca em cima da mesa e que vai se acendendo uma vela a cada domingo do Advento. As velas simbolizam a luz trazida ao mundo por Cristo. As mais tradicionais são feitas de ramos de pinheiros e com fitas vermelhas. Por norma, as famílias reúnem-se aos domingos do Advento e acendem, juntos, uma vela a mais da guirlanda.

Na Alemanha é tradição beber o Glühwein - vinho quente.

O Christkindl é um anjo, de cabelos amarelos encaracolados, auréola e asas. Muitas famílias dizem que é Christkindl, que deixa os presentes, e não o Pai Natal. Essa figura está tão presente quanto a figura do Pai Natal nas decorações de Natal.

Nikolaustag

Nikolaustag ou dia de São Nicolau é comemorado no dia 06 de dezembro. São Nicolau ficou conhecido por deixar presentes, anonimamente, nos sapatos que eram deixados às portas das casas. Assim, nasceu a tradição neste dia de se deixar um presente ( normalmente chocolates) nos sapatos das crianças.

Dia de Natal

A maior parte dos alemães festeja o Natal em família: reúnem-se na véspera do Natal para a consoada e trocam presentes. A tradição mais antiga manda enfeitar a árvore de Natal apenas no dia 24, enquanto fazem o jantar. Segundo a tradição, as crianças não ajudam na decoração da árvore e só a veem quando já está pronta (um dos pais distrai as crianças, enquanto o outro monta a árvore). A árvore é decorada com doces para, no dia de Ano Novo, comerem os doces e desmontarem a árvore!

Decoração da árvore

Segundo a tradição alemã, devemos decorar a árvore com doze adornos, para garantir a felicidade do lar:

  • Uma casa, que significa proteção;

  • Um coelho, que significa esperança;

  • Uma chávena, que significa hospitalidade;

  • Um pássaro, que significa alegria;

  • Uma rosa, que significa afeto;

  • Um cesto de frutas, que significa generosidade;

  • Um peixe, que significa a bênção de Cristo;

  • Uma pinha, que significa abundância;

  • Um pai Natal, que significa generosidade;

  • Um cesto de flores, que significa bons desejos;

  • Um coração, que significa amor;

  • Luz, que significa a vida (Cristo).

Gastronomia

O Stollen é parecido com o panetone e tem a forma de um pão. Originalmente da cidade de Dresden é encontrado em feirinhas de Natal e supermercados em toda a Alemanha durante essa época.

stollen

Zimtsterne ou seja, estrelas de canela, são biscoitinhos feitos com amêndoas trituradas e canela, com uma cobertura branca, feita com claras em neve e açúcar.

zimtsterne

Lebkuchenherzen - o nome mais específico para o lebkuchen- é uma espécie de pão de mel/ biscoito por ter uma consistência mais dura e que tem como ingrediente principal o gengibre. Hoke em dia vê-se muitos em forma de coração e não faltam na mesa da consoada.

Receita de Lebkuchen

Lebkuchen, o pão de mel natalino da Alemanha

Lebkuchenscan

Ingredientes:

250 g de farinha 150 g de mel 50 g de açúcar mascavo 50 g de manteiga 1 gema 1 colher (chá) de chocolate em pó raspas da casca de um limão 2 colheres (chá) de canela 1 pitada de noz-moscada 1 pitada de cardamomo 1 pitada de cravo em pó 3 colheres (chá) de fermento químico em pó 100 g de avelãs moídas 75 g de lascas de amêndoas 50 g de passas 50 g de laranja cristalizada (opcional) 200 g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparação:

Numa panela, aquecer o mel com o açúcar e a manteiga, mexendo sempre. Despejar a mistura numa tigela e deixar esfriar. Com um fouet, acrescentar à mistura a gema, o chocolate, as raspas de limão e as especiarias. Peneirar a farinha e misturá-la com o fermento, as avelãs, as amêndoas, as passas e a laranja cristalizada. Misturar tudo.

Pré-aquecer o forno a 180°C. Abrir a massa até ficar com cerca de 0,5 centímetro de espessura, e cortar círculos com a boca de um copo. Distribuir os pães de mel sobre uma forma forrada com papel-manteiga. Assar por cerca de 15 minutos e deixar esfriar um pouco. Para o glacê, misturar a gema com o açúcar de confeiteiro e pincelar sobre os pães de mel.


Natal Sentido / Paises / Natal na Alemanha


Subscrever newsletter. Faça parte de um grupo especial.