Natal Sentido

Natal em Inglaterra

Natal em Inglaterra e suas tradições

Natal em Inglaterra

Em Inglaterra, o Natal é passado em família tal como os portugueses o fazem, contudo as tradições são diferentes.

Sabia, por exemplo, que a ceia de Natal é feita dia 25 de dezembro à tarde?

E o dia 24 de dezembro? Neste dia, há mais liberdade para escolher as atividades: tanto podem assistir à missa da meia noite ou sair pelas ruas para cantar músicas natalícias.

Natal nas Cidades

Tal como em outros países, sabemos que o Natal está próximo quando as cidades são decoradas e as luzes se acendem. Começa-se, então, a sentir aquela atmosfera mágica e nasce a vontade de comemorar as festas natalícias. Londres é uma cidade fria por esta altura mas não deixa de ter o seu encanto e Oxford Street é conhecida pelas suas luzes de Natal.

Ceia de Natal – Christmas dinner

Ao contrário do nosso país em que a ceia é dia 24 de dezembro, em Inglaterra, a Ceia de Natal é no dia 25 de dezembro, e normalmente é servida a meio da tarde do dia de Natal. O dia 26 conhecido como Boxing Day é também feriado e o dia das grandes liquidações e descontos nas lojas.

O jantar de Natal em Inglaterra tem como prato principal o perú assado, acompanhado de stuffing (recheio), gravy ( caldo de carne), mas também carne assada – o chamado roast dinner. O Roast dinner é comporto por um assado de legumes e o famoso yorkshire pudding.

Como sobremesa, a tradição é servir Mince pies – uma tarte recheado com frutos secos; o famoso Christmas pudding - uma espécie de bolinho recheado com frutas secas e molho de conhaque e os Christmas crakers.

Os crakers (bombons explosivos) estão obrigatoriamente na mesa de Natal. Têm a forma de um cilindro, feitos em papel colorido e tradição manda que duas pessoas devem puxar as pontas até ouvir um pequeno estouro; quem ficar com a ponta maior fica com o conteúdo (pode ser doce, um brinquedo ou uma coroa de papel).

Sabia que…?

No Reino Unido, todos desfrutam dos crackers de Natal à mesa de jantar.Não há quem não queira ter o seu cracker para rebentar. Quando puxa as abas, o tubo rebenta com um estouro e de lá de dentro saltam chapéus de papel, brinquedos, anedotas e prémios para desfrutar na noite de Natal.

Tradições

Mistletoe - visco - É comum, nas casas inglesas, pendurar nas casas um ramo visco ou erva-de-passarinho na época do Natal e a tradição diz que quem parar debaixo da erva juntamente com outra pessoa, devem trocar um beijo (na boca).

Não confunda o visco com o azevinho.

Visco

As doze tortas - É considerado boa sorte ter 12 tortas – mince pies- feitas por 12 cozinheiros diferentes em casa, uma para cada mês do ano.

Discurso da rainha - No dia 25 de dezembro, é quase obrigatório, os ingleses assistirem ao discurso de Natal da Rainha, uma tradição britânica que acontece desde a sua coroação.

Carol Singing - É comum as pessoas formarem grupos e sair pelas ruas a cantar músicas natalícias, angariar dinheiro com o intuito de doar a instituições de caridade.

Camisola de Natal - Embora não seja uma tradição muito antiga nem verdadeiramente britânica, a verdade é que é comum usar camisolas com motivos natalícios (que nada têm de bonitos) nas reuniões familiares e entre amigos aquando das festas de Natal. Por vezes, há concursos para escolher a “camisola mais horrenda” da noite.

Gastronomia

Já falamos dos pratos mais típicos da ceia de natal. E que tal experimentá-los em casa? Aqui tem algumas receitas:

Receita de Christmas Pudding:

Christmas Pudding

Ingredientes:

1 chávena de farinha de trigo com fermento
1 chávena de açúcar mascavado
1 chávena de uvas passas pretas
1 chávena de uvas passas brancas
1 chávena de manteiga gelada e ralada (aproximadamente 115 gramas)
1 chávena de pão torrado claro moído
1 chávena de nozes picadas
1 colher (chá) de canela em pó
1 colher (chá) de “mixed spice” (Misture ¼ de colher de chá de cada um desses ingredientes: noz moscada, cravo em pó, gengibre em pó e pimenta em pó)
1 chávena de leite
1 ovo
Manteiga para untar

Modo de Preparação:

Unte com manteiga um refratário de 1,5 litros. Numa tigela coloque todos os ingredientes, exceto o leite e o ovo. Mexa bem. DE seguida coloque o leite e o ovo; volte a misturar bem e coloque no refratário untado. Aperte bem essa mistura no refratário. Cubra o refratário com uma folha dupla de papel alumínio que deve ser untada com manteiga no lado que ficará para dentro. Faça uma prega no papel alumínio, para permitir que o doce cresça. Amarre o papel alumínio em volta do refratário com uma corda e coloque o refratário dentro de uma panela grande. Coloque água quente de forma que cubra metade do refratário. Deixe em banho maria por 2h e meia. Se necessário vá colocando mais água. Retire e deixe arrefecer um pouco até conseguir desenformar para ser servido.

Para a calda:

85g de manteiga
100g açúcar mascavado
200 ml de creme de leite
1 colher (chá) de extrato de baunilha
Algumas nozes variadas, ou de sua preferência, para decorar

Coloque todos os ingredientes (menos as nozes) numa panela e deixe ferver, mexendo sempre. Deixe ferver 2 minutos até que o açúcar esteja bem dissolvido e a calda com cor de caramelo. Retire do fogo. Coloque a calda sobre o pudim e decore com as nozes variadas.

Mince pies – receita fácil

Mince pies

Ingredientes:

450 g de farinha pata bolos sem levedura / fermento 450 g de farinha com levadura 400 g manteiga, cortada em cubos 4 ½ colheres de sopa de açúcar refinado raspas e sumo de 2 laranjas

Modo de preparação:

Numa tigela, junte as farinhas, a manteiga e misture tudo muito bem com a ponta dos dedos, até ficar com uma consistência parecida ao pão ralado. De seguida, adicione as raspas da laranja e o açúcar, o sumo de laranja e umas colheres de água fria. Trabalhe a massa suavemente e forme uma bola. Com a ajuda de um rolo de cozinha, estenda a massa sobre uma superfície levemente polvilhada de farinha. Cortar a massa em redondelas de 9 cm. Unte uma forma para queques e forre a forma com as rodelas de massa. Deite um pouco de recheio dentro de cada forma. Cubra as mince pies com mais circulos de massa, ou com massa em forma de estrelinha. Coloque as mince pies no forno pré-aquecido a 180º até que as mince pies comecem a ficar douradinhas. Retire do forno e deixe arrefecer. Sirva polvilhadas com açúcar glacê. Sirva as mince pies mornas, regadas com natas ligeiramente batidas.

Mincemeat (para cerca de 1.8 Kg)

Preparação 30 minutos

1 maçã média “Bramley” 600 grs passas de uvas 300 grs de passas de groselha preta 300 grs de sebo de bovino desfiado (facultativo, pode usar manteiga) 250 grs de açúcar mascavo 85 grs cascas de laranja glacé, picadas noz-moscada, ralada uma pitada de mistura de especiarias doces sumo e raspas de 1 limão sumo e raspas de 1 laranja 100 ml de whisky folhas de louro frescas

Descasque, tire o caroço e raspe a maçã. Misture bem os ingredientes todos exceto a maçã, whisky e o louro. Depois, adicione a maçã, em seguida o whisky e envolva bem. Reserve a “Mincemeat” em frascos esterilizados. Coloque uma folha de louro em cada frasco e deixe repousar pelo menos 2 semanas antes de utilizar. A mistura pode ser guardada em frascos esterilizados por um período de 6 meses.

Merry Christmas!


Natal Sentido / Paises / Natal em Inglaterra


Subscrever newsletter. Faça parte de um grupo especial.