Natal Sentido

Natal em Itália

Natal em Itália e as suas tradições

Natal em Itália

O Natal italiano é marcadamente religioso e as comemorações incluem, naturalmente, as missas (as chamadas Novenas) que a maioria das igrejas católicas celebram. Para além disso, há uma variedade enorme de feiras de Natal e presépios situados nos centros das cidades.

Natal nas cidades

Logo no início de dezembro as ruas ficam iluminadas de todas as formas e feitios e aparecem as primeiras árvores de natal decoradas por todas as cidades italianas. É o começo as celebrações de Natal.

Na Sicília, em Syracuse, o dia 13 de dezembro é feriado. É um dia especial, em que muitas pessoas se deslocam aos lugares onde nasceram para celebrar e é proibido comer pão e massa e têm pratos tradicionais à base de arroz (arancini e cuccia). .

A noite de Natal é passada em família, com muita conversa e jogos divertidos. Na maioria das casas, a ceia de Natal é constituída por peixe, além dos tortellini e os Cuddrurieddri . Para sobremesa, não podia faltar o Panettone e também o Pandoro.

Depois do jantar, é tempo de muita conversa até ser altura de abrir os presentes, embora em algumas localidades ainda se mantenha a tradição de abrir os presentes no dia 25, de manhã. É então a hora de assistir à Missa de Natal.

Em Abruzzo (uma região italiana, a leste de Roma, localizada entre os Apeninos e o Mar Adriático), é tradição o jantar ser constituído por onze pratos diferentes de peixe e legumes.

Tradições

Festa dell’Epifania ou della Befana ( Dia de Reis ) , em Itália, o Dia de Reis, a Epifania ou Befana é celebrado de diversas formas e o dia 6 de janeiro é feriado nacional. No Vaticano, as pessoas vestem-se com roupas medievais e entregam presentes ao Papa, como forma de representar os magos.

A Befana é baseada na lenda de que uma bruxa boa ou velhinha passa nas casas dasa crianças e deixa doces e brinquedos escondidos nas meias. Po r isso, a tradição popular diz que é fundamental deixar a janela aberta, com uma meia vazia, na noite de 5 para 6 de janeiro. Esta data também encerra as festividades

Santo Stefano ou o dia de Santo Estevão é comemorado no dia 26 de dezembro e é igualmente feriado neste país. Santo Estevão é muito venerado em Itália e é patrono de muitas localidades.

Mercados de natal

Il Villaggio di Babbo Natale - A vila do Pai Natal

Na região da Toscana, em Montecatini Terme surge a Vila de Natal com toda a magia desta época. Aqui as criança podem entrar na Casa do Pai Natal e conhecê-lo, visitar os elfos, patinar no gelo e muito mais. Claro que não faltam as barraquinhas com todo o tipo de comércio tradicional e de Natal.

Il Villaggio di Babbo Natale

Gastronomia

Receita de Cuddrurieddri

Cuddrurieddri são roscas fritas em farinha acompanhadas com puré de batatas, especialmente preparadas para a época de Natal.

Cuddrurieddri

Ingredientes:

1 kg de farinha ( q.b. para o tabuleiro) 350/400 gramas de batatas cozidas (2 ou 3 batatas) 13 g de levedura de cerveja 15 g de sal 1 colher de chá de açúcar água (cerca de 450 ml) óleo de semente para fritar (1,5 litros)

Modo de preparação:

Lave e descasque as batatas, ferva-as, depois escorra e ainda quente, amasse-as com um espremedor de batatas, coletando o purê em uma tigela. Deixe o puré de batatas cair e, sem mexê-los ou mexê-los, deixe esfriar até a temperatura ambiente.

Espalhe a farinha em uma tábua de confeitar ou primeiro em uma tigela grande, se preferir, adicione as batatas, o fermento dissolvido numa parte da água retirada da quantidade total, o sal , açúcar e uma parte da água.

Comece a misturar, adicionando a água pouco a pouco até atingir uma consistência macia e continue a amassar com as mãos até obter uma mistura homogénea e suave.

Coloque a massa numa tigela grande e levemente enfarinhada, faça um corte cruzado, cubra a tigela com um pano e embrulhe. Coloque a tigela coberta em um local quente e escorrido até dobrar (cerca de 2 ou 3 horas).

Depois de dobrar, pegue na massa e forme pequenos pedaços de massa, levando cerca de 100/150 gr e enrole a massa entre as mãos. Volte a deixar repousar umas horas.

Aqueça o óleo, pegue a massa, coloque um buraco no centro com o polegar e o indicador de ambas as mãos e mergulhe-os suavemente no óleo. Deixe dourar de um lado e do outro, retire e coloque o cullurielli em um recipiente forrado com papel absorvente, mantendo-os quentes até terminar toda a massa. Sirva os cullurielli quentes.

Receita de Panetone

Panetone

O panetone é recheado de passas e frutas cristalizadas e o Pandoro (típico de Verona é um doce mais leve e amanteigado, polvilhado com açúcar confeiteiro)

Ingredientes:

5 ovos
50 g de fermento de padeiro (fresco)
650g e farinha
1 colher de café de sal
150g de açúcar
200g de manteiga
raspa de um limão
1 colher de sopa de azeite
Frutas cristalizadas e passas

Modo de preparação:

Dissolva o fermento em 1/2 copo de água morna. Misture com a farinha, o açúcar, o sal, a levedura e cinco gemas. De seguida, junte a manteiga, a raspa de limão, as frutas cristalizadas e as passas. Amasse até formar uma bola, cubra com um pano molhado e deixe descansar durante 6 horas. (A bola vai crescer). Amasse de novo para lhe dar a forma de cilindro e coloque numa forma untada com azeite. Faça uma cruz na massa e fica a repousar mais 1 hora. Leve ao forno e coza durante 45 minutos. Desenforme e espere passadas 12 horas para comer.


Natal Sentido / Paises / Natal em Itália


Subscrever newsletter. Faça parte de um grupo especial.