Natal Sentido

Azevinho, o arbusto do Natal

Azevinho

Azevinho, o arbusto do Natal

Sobre o Azevinho

O azevinho nasce espontaneamente em quase toda a Europa e pode ser encontrado em bosques e matos.

Em Portugal, é comum encontrar o azevinho nas Serras do Larouco, Barroso, Padrela, Alvão, Marão, Montemuro e Lapa, entre outras regiões florestais e está na lista das espécies de plantas em vias de extinção.

Destaca-se pelas suas folhas verdes, claro, pelas bagas vermelhas que produz.

Mas atenção, as suas bagas são venenosas e não podem ser ingeridas.

O arbusto de Natal

A par das poinsétia, o azevinho está profundamente associada ao Natal e é usado como elemento decorativo em arranjos florais natalícios, centros de mesa, guirlandas, coroas e até em janelas.

A origem deste costume remonta a tempos antigos, época em que as civilizações pagãs utilizavam o azevinho principalmente como espanta espíritos e por isso tem o simbolismo de planta sagrada.

Os romanos usavam, igualmente, o azevinho no seu festival, Saturnália que era festejado de 17 a 23 de dezembro. Nessas alturas, tinham o costume de trocar ramos de azevinho entre si por simbolizar a saúde e felicidade.

Conhece a tradição do beijo debaixo do ramo de azevinho?

Foi daqui ( do festival da Antiga Roma, Saturnália) que nasceu a verdadeira tradição de se beijar debaixo do azevinho e, mais tarde, apareceu durante as cerimónias de casamento.

Não sabendo bem quando, o azevinho tornou-se tradição da quadra natalícia e em meados do século XVIII, surgiu o costume de os homens roubarem um beijo às mulheres quando estivessem por baixo de um ramo de azevinho.

Simbolismo

Segundo certos autores ( ou uma Lenda), o azevinho relaciona-se à história cristã por ter ajudado a esconder Jesus Cristo dos Soldados de Herodes.

As folhas espinhosas e os bagos vermelho-sangue servem para incutir nos cristãos a memória de que Cristo nasceu para ser coroado de espinhos e derramar o seu sangue para livrar todos os Homens do pecado.

Hoje em dia, como já dissemos é usado como planta decorativa mas também é colocada à porta das casas como sinal de proteção.

Leia a Lenda do Azevinho

Azevinho, o arbusto do Natal (imagem 02)
Enviar imagem por WhatsApp


Subscrever newsletter. Faça parte de um grupo especial.