Curiosidades de Natal
Quer impressionar os seus familiares ou amigos com o seu conhecimento cultural ou histórico? Conheça curiosidades ligadas à época natalícia
Seja um ótimo anfitrião e bom conversador, mostrando o seu conhecimento diversificado. Brilhe nos jantares e reuniões familiares com estas curiosidades sobre o Natal.
Sabia que?
Árvores de Natal
As primeiras árvores de Natal artificiais eram feitas de penas de ganso pintadas? A ideia surgiu na Alemanha.
Presente de Natal
A estátua da Liberdade, oferecida pela França aos Estados Unidos, foi um presente de Natal? É o maior e mais pesado presente de Natal no mundo, com 255 toneladas e 46,5 metros.
Tradição do Bolo rei
Foi na corte de Luís XIV, em França, que foi feito o primeiro bolo rei, com frutas cristalizadas. O nome rei, reforçava a ideia de que era confecionado com ingredientes “ricos”.
Galo de Natal
Era costume, em Portugal, levar um galo para a Missa do Galo. Se este cantasse dizia-se que era um sinal positivo para o ano seguinte.
Cangurus de Natal
Na Austrália, o Pai Natal troca as renas pelos cangurus, para entregar as prendas aos mais novos?
Peru de Natal
O peru foi servido pela primeira vez, num jantar de Ação de Graças, como prato principal, no estado americano de Massachusetts, em 1621.
Renas
Na tradição anglo-saxónica, o Pai Natal só tinha 8 renas (Dasher, Dancer, Prancer, Vixen, Comet, Cupid, Donner e Blitzen). Em Portugal, conhecidas como Corredora, Dançarina, Empinadora, Raposa, Cometa, Cupido, Trovão e Relâmpago
Rena Rodolfo
A rena Rodolfo, só apareceu no ano 1939, fruto da imaginação de Robert May.
Estrela de Natal
O astrónomo, Johannes Kepler, tentou explicar o aparecimento da estrela de Belém. Segundo ele, o alinhamento entre Júpiter e Saturno pode explicar a ilusão de uma estrela muito luminosa.
Pai Natal
A imagem do Pai Natal, como a conhecemos, tem origem num poema de Clement Clarke Moore, escrito para as suas filhas.
Prenda de Natal
Oslo oferece uma árvore de Natal a Londres, todos os anos, como agradecimento pela ajuda do povo britânico na II Guerra Mundial. Pode ver a árvore na Praça Trafalgar, em Londres