Natal Sentido

Decorações de Natal

Inspire-se para a árvore de Natal, o presépio, a iluminação ou as decorações da casa. Quando se devem começar a fazer as primeiras decorações de Natal? Qual é o dia certo para fazer a árvore de Natal?

Decorações de Natal

O dia em que colocamos as nossas decorações de Natal é quase tão divertido quanto o próprio dia de Natal; é quando, a maior parte, começam sentir o espírito de Natal.

Se gosta de conhecer as tradições ou segue as recomendações cristãs, de certo já se perguntou se há algum dia específico para começar a decorar a sua casa para o Natal.

Qual é o dia certo para fazer a árvore de Natal?

Segundo a tradição quando se prepara o presépio? Faz-se de uma vez ou aos pouco?

Segundo a tradição cristã, a preparação para o Natal começa aquando do tempo do Advento (tempo litúrgico que marca a preparação para o nascimento de Jesus), ou seja, quatro semanas antes do Natal.

As decorações deve ser feitas aos poucos.

Quando Decorar a árvore de Natal?

A árvore de Natal faz parte da preparação para o Natal e por isso pode/deve ser feita no primeiro domingo do Advento.

Quando montar o presépio?

Na tradição católica o presépio deve ser montado no terceiro domingo do Advento, sendo que o Menino Jesus só deve ser colocado na véspera de Natal.

Quando desmontar o presépio?

O dia de Reis, a 6 de janeiro, é o dia que marca o fim das festividades de Natal por isso é o dia mais escolhido para desmontar o presépio.

Ideias para decorar a sua casa.

Decorar um espaço mais pequeno

Apresentamos algumas ideias para ajudar a decorar, de forma festiva, um espaço mais pequeno, quer seja um apartamento ou um escritório.

A ideia é não amontoar o espaço com enfeites e dar enfase ao mais importante: a árvore de Natal. Claro que as árvores grandes e bem altas têm o seu fascínio mas quem disse que não pode ser uma pequena árvore de Natal, bem bonita?

Há cada vez mais à venda pinheiros pequenos, perfeitas para colocar em cima de uma mesa ou num armário. (veja em baixo alguns exemplos)

A iluminação de Natal pode ajudar qualquer espaço a parecer festivamente natalício, não importando o seu tamanho.

As luzes de Natal são algumas das decorações mais versáteis e podem ser penduradas no teto, nas paredes, em torno de portas e janelas ou mesmo enroladas em móveis.

Coloque algumas correntes de luzes ou Leds - os pisca-pisca- de cores à escolha e imediatamente alegrará a sua casa/espaço.

Pode optar pelas luzes brancas que imitam a neve ajudando a criar um ambiente mágico saído do país das maravilhas do inverno.

Com possibilidades infinitas, as luzes de Natal são absolutamente essenciais em qualquer casa mas especialmente, se o espaço for pequeno.

Pinheiros de Natal

Pode comprar árvores de Natal em todos os estilos, desde os mais parecidos com um pinheiro de verdade (para aqueles que adoram as decorações tradicionais), às mais peculiares e coloridos, para aqueles que gostam de decorações de Natal, únicas e diferentes.

Embora ainda se use os pinheiros verdadeiros, no nosso país é mais comum os pinheiros artificiais verdes. E pode escolher várias cores além do verde: branco, preto, rosa e até dourado.

pinheiros cor

pinheiro 1

pinheiro 2

pinheiro 3

Coroa do Advento

A coroa do Advento é considerada, tradicionalmente, como “o primeiro anúncio do Natal”.

A coroa do advento é, tradicionalmente, uma coroa circular, coberta de ramos verdes na qual são colocadas quatro velas (usualmente, três velas são roxas e uma é rosa mas também branca), intercaladas por fita vermelha e, por vezes, maçãs vermelhas. Pode, no entanto, noutra forma: linear, quadrangular ou em espiral ascendente, revestido de ramos verdes, sobre o qual se colocam quatro velas.

Em alguns países, é costume colocar a coroa sobre um tronco de árvore.

Na Igreja Católica, as velas da coroa do advento, geralmente seguem as cores litúrgicas semelhantes a vestes sacerdotais.

Veja aqui exemplos, das mais tradicionais à mais modernas.

coroa advento

coroa advento

coroa advento

coroa advento

Se quiser uma diferente…

coroa advento

coroa advento

Grinaldas

A grinalda, tradicionalmente pendurada na porta, anuncia que naquela casa já se “vive” a época natalícia e recebe os visitantes com votos de Boas Festas.

Grinalda1

Grinalda2

Grinalda3

Grinalda4

Grinalda5

Grinalda6

Grinalda7

Grinalda8

Grinalda9

Grinalda10

Grinalda11

Grinalda12

Enfeites de Natal

A alegria das decorações de Natal é poder misturar enfeites de todos os tipos… o que importa é ter uma árvore que demonstre o amor e felicidade que se vive naquela casa. Mas atenção, pode misturar mas em pequenas quantidades de forma a ficar bonito e elegante.

E enfeites há muitos desde bolinhas, bolas, anjinhos, sinos, laços, renas, bonecos de Pai Natal, botas e miniaturas de presente.

bolas pinheiro

bolinhas pinheir02

bolinhas pinheiro3

anjinhos pinheiro

casinhas pinheiro

decoracao


Natal Sentido / Decorações de Natal


Subscrever newsletter. Faça parte de um grupo especial.