Natal Sentido

Natal na Bélgica

Natal na Bélgica e as suas tradições

Natal na Bélgica

Sendo um país maioritariamente cristão, o Natal é uma celebração importante embora o Dia de São Nicolau seja igualmente importante para os belgas. Tanto numa data como na outra, o importante é estar em família.

Saiba que Bélgica existem 3 línguas oficiais: neerlandês, francês e alemão. Por isso, pode desejar “Vrolijk Kerstfeest” ou “Prettig Kerstfeest” (neerlandês), Joyeux Noël (francês), Frohe Weihnachten (alemão)., dependendo da região em que se encontra.

Natal nas cidades

Falar de Natal na Bélgica é falar em Mercados (Feiras) de Natal especialmente do Mercado de Natal de Bruxelas.

Brussels’ Winter Wonders é um dos mercados de Natal mais visitados do mundo, dura o mês de Dezembro e fornece uma variedade de atividades, atrações, pistas de gelo e um espetáculo de som e luzes. Aqui pode deliciar-se com a gastronomia belga (não se esqueça dos waffles) ou de qualquer parte do mundo. Pode provar licores, cervejas, chocolates e vinhos quentes ( que são as estrelas destes mercados). Não faltam barraquinhas com artesanatos e uma multiplicidade de luzes e decorações de Natal.

O Mercado de Natal de Bruges que normalmente se situa na Praça do Mercado ou na Praça Simon Stevin, apresentam todos os anos belas decorações de Natal e luzinhas que lhe dão o encantamento certo. A pista de gelo, as barracas de comida e bebidas e barraquinhas de artesanato são as principais atrações.

Mercado de Natal de Ghent - Aqui pode visitar o Castelo dos condes transformado em palácio de fadas, patinar no gelo, andar na roda-gigante aproveitar as barracas com vinho quente. Gentse Winterfeesten Uma das principais atrações deste mercado de Ghent é poder passear pelos mais de 150 chalés - entre Sint-Baafsplein e Korenmarkt.

O Mercado de Natal da Antuérpia é conhecido pelas três belas árvores de Natal (Grote Markt , Handshoenmarkt e Koningin Astridplein); a pista de gelo, a roda-gigante e as inúmeras barraquinhas. Aqui pode provar a cerveja local ou copo de Glühwein ( vinho quente).

O Glühwein é uma bebida tradicional de Natal nos países em que o inverno é mais rigoroso e precisa de algo quente que o ajuda a aquecer. O vinho quente clássico geralmente é feito com vinho tinto e especiarias como canela, cravo, limão e anis (opcional), cardamomo, noz-moscada, pimenta da Jamaica e laranjas.

Tradições

Neste país, tal como na Alemanha ou Holanda, festeja-se o dia de São Nicolau a 6 de dezembro e é Sinterklaas/St. Niklaas) quem lhes traz presentes que incluem as guloseimas tradicionais : pães de gengibre, chocolate e mokjes (biscoitos feitos no formato de letras).

Calendrier de l’Avent ou Calendário do Advento - A partir do dia 1 de dezembro muitas pessoas fazem um pequeno calendários com pequenas janelinhas que devem ser abertas com o passar dos dias, para contar quantos dias faltam para o natal.

O Réveillon de Noel (véspera de Natal) não é passado de forma muito diferente dos portugueses. Há o hábito de reunir a família para um grande jantar e mais tarde fazer a troca de presentes.

Chocolate belga - A Bélgica é um dos maiores produtores de chocolate do mundo e as lojas de chocolate atraem visitantes do mundo inteiro. O chocolate faz parte da cultura belga e , obviamente, no Natal são oferecidos em embalagens sofisticadas quer sejam os bombons tradicionais com crosta de chocolate e recheio de caramelo, nozes, café ou licor, as trufas ou ovos de chocolate.

Gastronomia

O bolo Buche de Noel (semelhante ao tronco de Natal) é a sobremesa mais típica da Ceia de Natal.

Receita de Buche de Noel

Ingredientes:

4 ovos
140 g de açúcar
100 g de farinha
1 colher de fermento
250 g de chocolate
200 g de manteiga

Modo de preparação:

Separe as claras das gemas.

Misture e bata as gemas dos ovos com o açúcar e três colheres de água morna até fazer espuma e quando estiver pronto, adicione aos poucos a farinha e o fermento.
Bata as claras em castelo e incorpore-as na mistura.

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Forre um recipiente ou placa retangular com cobertura de papel ou manteiga e espalhe a mistura do bolo. Ponha no forno durante 10-15 minutos. Retire o bolo do forno e cubra com um pano húmido entre cinco a dez minutos. A seguir, desenforme, enrole a massa e deixe-a repousar. Derreta o chocolate em banho-maria e quando derretido, adicione um pouco de manteiga e misture.
Desenrole o bolo e espalhe o chocolate sobre a massa. Volte a enrolá-lo. Cubra o bolo com o restante chocolate e coloque-o no frigorífico entre 1 a 4 horas antes de o servir.
Decore e personalize o bolo de acordo com o seu gosto pessoal.

Jenever, a bebida tradicional Belga

Jenever é património nacional belga e só pode ser produzido naquele país, em aguns lugares específicos de França e Alemanha. Costuma ser consumido puro, com gelo ou acompanhado de cerveja.


Natal Sentido / Paises / Natal na Bélgica


Subscrever newsletter. Faça parte de um grupo especial.