Natal Sentido

Natal sem stress

Dicas para entrar na época natalícia sem stress.

Natal sem stress

O Natal é das épocas festivas mais esperadas, mas traz com ela alguma ansiedade e preocupação.

Seja porque, todos os anos, imagina que a época de Natal será repleta de festas alegres, decorações maravilhosas, refeições festivas perfeitas, presentes surpreendentes, passando um tempo feliz com a família, num cenário mágico. E, depois, percebe que não é possível superar as expectativas. Ou porque não gosta do Natal, seja por afastamento da família, perda de familiares, mais trabalho ou até, traumas vividas durante o período festivo. Seja quais forem os motivos, levam a um aumento do stress, causando problemas de saúde.

O Natal traz magia no ar mas pode tornar-se uma época muito cansativa por trazer mil e um afazeres: são as compras de presentes, as decorações e organizar os jantares, ver amigos e familiares. Precisa de umas dicas?

O segredo para passar esta época sem stress é planificar com tempo e não deixar tudo para a última.

  1. Faça listas: lista de presentes; lista dos convidados para a consoada, orçamento disponível, faça até uma lista dos seus planos para este Natal e do que vai precisar. Organização é fundamental.

  2. Simplifique. Organize este Natal sem pressão

O Natal não precisa de ser perfeito como nos filmes: uma casa bem decorada, aconchegante, cercada por neve, na qual uma família feliz se reúne para a consoada preparado com perfeição – só nos filmes mesmo. Imagine o seu Natal perfeito e compartilhe esse desejo com os seus entes queridos para que também possam dizer o que desejam. E se houver algum contratempo, decida o que é realmente importante para si e a sua família.

  1. Vai organizar o jantar da consoada? Decida o menu, o número de convidados e faça as compras com antecedência.

  2. Dividam tarefas

Fale com a família e decidam a responsabilidade de cada um. Até os mais novos podem ajudar nas tarefas mais simples como decorar a sala ou pôr a mesa. Os miúdos vão, certamente, adorar e ficam entretidos por algum tempo.

  1. Evite conflitos familiares

Mesmo as melhores famílias podem deixá-lo louco e a necessidade de limites, por isso, este ano, passe algum tempo a pensar em possíveis conflitos. Evite falar sobre determinados assuntos ou crie estratégias para contornar temas mais delicados.

  1. Poupe algum dinheiro fazendo os seus presentes

O dinheiro nunca abunda e é, também, uma fonte de dores de cabeça numa época tão consumista. Aproveite os seus dotes culinários, de costura ou de jardinagem e faça bolachas, compotas; azeites aromáticos; frutos secos caramelizados ou ofereça vasos com plantas aromáticas. Estas ideias podem ajudar a controlar o orçamento e tornam-se presentes com mais significado para quem os recebe.

  1. Compre os presentes online

Há imensas vantagens no comércio eletrónico. Não precisa pegar no carro, poupa combustível, evita as filas de trânsito, pode comparar preços e pode fazê-lo sentado no sofá, enquanto descansa.

  1. Esteja preparado para eventuais cancelamentos de planos

Se aprendemos alguma coisa com 2020 foi a lidar com a deceção dos planos cancelados: cancelamos férias, reuniões familiares, festas de aniversário, casamentos e o Natal. Todos esperamos que este ano não aconteça, mas mais vale estar preparado. Dê graças por ter a família e pense positivo.



Subscrever newsletter. Faça parte de um grupo especial.