Natal Sentido

Natal na Dinamarca

Natal na Dinamarca e as suas tradições

Natal na Dinamarca

Tradições de Natal na Dinamarca

Pakkekalender

Pakkekalender é uma das tradições da Dinamarca para todas as idades. É um presente com 24 pequenos presentes (podem ser chocolates, chás, cervejas ou produtos de beleza).

É uma espécie de calendário do Advento com presentinhos.

Doces e guloseimas de Natal

O risengrød é o doce mais típico da noite de Natal: uma espécie de arroz doce. Hoje em dia, há uma variação deste doce: risalamande, um arroz doce sem canela, servido com uma calda de cerejas por cima.

Os konfekt são uns bombons tradicionais e é típico oferecê-los aos amigos e colegas de trabalho.

Neste país há vários biscoitinhos e bolachinhas natalícias: pebernødder; Pfeffernüsse ou brunkager.

Brunkager

Brunede kartofler é uma especialidade típica da culinária da Dinamarca, normalmente servida com flæskesteg, batatas cozidas e couve.

brunede-kartofler

Bebidas

Julebryg é a cerveja de Natal e marca o início das destas natalícias. É tradição beber julebryg durante todo o mês de dezembro.

Snaps é uma bebida feita a partir de batata ou de cereais, com um alto teor de álcool (entre 38% a 40%) e é costume servir-se no jantar da noite de Natal. É uma bebida bastante consumida no mês de dezembro.

Noite de Natal

Na Dinamarca, na Consoada come-se pato ou ganso estufados com fruta. Outro prato tradicional da culinária Dinamarquesa é Flæskesteg que consiste em carne de porco assada com toucinho e pele.

O doce mais típico é o risengrød, arroz doce com canela mas também não faltam os biscoitos (konfekt), bombons e frutas.

Os presentes são abertos na véspera de Natal, depois do jantar.

Receitas

Receita de Brukanger

Brunkager

Ingredientes

250 g de manteiga
250 g de açúcar mascavado
125 g de xarope light (feito de açúcar de cana)
500 g de farinha 3 colheres de chá canela em pó
2 colheres de chá gengibre moído
1 colher de chá. cravo moído
1 colher de chá. pimenta da Jamaica
150 g de amêndoas inteiras
25 g de grãos de pistachio sem sal
2 colheres de chá bicarbonato de sódio

Para a massa:

Derreta a manteiga em uma panela pequena em fogo médio. Junte o açúcar mascavado e o xarope. Leve ao fogo baixo, mexendo até que o açúcar se dissolva. Separe e deixe arrefecer.
Junte a canela, o cravo, o gengibre, pimenta da Jamaica, bicarbonato de sódio e farinha de trigo numa tigela. Adicione as amêndoas inteiras e os pistachios. Despeje a manteiga na tigela um pouco de cada vez com a farinha e misture bem. Sove a massa até ficar homogénea. Despeje a massa numa forma de bolo (cerca de 18x18cm) forrada com papel manteiga. Certifique-se de que a massa tem uma camada uniforme. Cubra e coloque no frigorífico pelo menos 2-3 horas - mais tempo se puder. A massa do biscoito precisa de star bem sólida antes de assar.

Cortar e cozinhar

Pré-aqueça o forno a 180 ° C.

Use uma faca afiada para cortar a massa em 5-6 toras e depois em fatias finas de 1/4 “.

Coloque as fatias de biscoito numa assadeira forrada com papel manteiga. Asse as bolachas a 180 ° C, por cerca de 8-12 minutos. Tire os biscoitos do forno quando as laterais começarem a ficar crocantes. As bolachas vão parecer macios no início, mas eles ficam crocantes quando arrefecem. Pode guardar, depois de frios, numa caixa ou frasco hermético.