Natal Sentido

Natal em França

Que diferenças há entre as grandes cidades e províncias? E como se celebra à mesa?

Natal em França

Joyeux Noel!

O Natal em França é especial…então quando neva ganha aquela magia especial de Natal. A Ceia de Natal é variada e sobretudo requintada, mas sem exageros como manda a etiqueta francesa.

Já está a imaginar a belíssima cidade de Paris iluminada? Ou não fosse a famosa cidade das luzes, não é? O Natal é, para os franceses, tal como para a maioria, uma época para reunir a família e passar um bom bocado com os entes queridos.

Natal nas cidades

Paris é uma cidade maravilhosa mas no Natal tem um charme especial! As decorações e as luzes da Avenida Champs-Elysées são imperdíveis. As galerias La Fayette são por si só um sonho e a partir de dezembro apresentam as duas fachadas decorados e no interior é colocada uma árvore gigante no centro que faz as delícias de quem entra.

As pistas de gelo fazem sucesso em Paris há várias que pode experimentar. As principais pistas de gelo são a pista da Vila de Natal da Champs-Élysées; Le Grand Palais Des Glaces; Pista de patinação da Torre Eiffel e Trocadéro On Ice.

Se visitar outras regiões de França ficará encantado da mesma forma. Os Mercados de Natal encontram-se nas grandes cidades por todas as regiões do país e desde o início do mês de dezembro, é possível percorrer as ruas iluminadas, repletas de decorações natalícias e música no ar. Há barracas com todo o tipo de produtos, inclusivamente artesanato típico da região, por vezes difícil de encontrar.

Tradições

A árvore de Natal é decorada em família e o presépio é feito debaixo da árvore, juntamente com as prendas. A véspera de Natal é um momento familiar e em muitas casas os presentes apenas são abertos no dia 25 de manhã.

Tal como em Portugal, os franceses vão à Missa do Galo que é celebrada entre as 18h às 22h nas paróquias francesas (em vez de ser à meia noite como em Portugal.)

Na região da Provence, a tradição é cobrir a mesa com 3 toalhas brancas que representam a Santíssima Trindade. É usual usarem 3 castiçais com velas brancas e 3 taças com gérmen de trigo. Nas outras regiões, a toalha branca e velas sobre a mesa são usadas também. É, igualmente, na região de Provence que tradicionalmente se comem as 13 sobremesas sendo que cada uma tem um significado específico relacionado ao número de convidados na Última Ceia. São elas:

As treze sobremesas

As 13 sobremesas são uma referência ao número de convidados na Última Ceia. São elas:

  • O pompe à huile, um brioche que deve ser partido com as mãos e não cortado, lembrando o pão dividido por Cristo na sua última refeição.

pompe À huile

  • Os 4 mendiants (espécie de hóstia de chocolate com frutas em cima) que representam as ordens religiosas dos mendicantes: nozes e avelãs, que representam a ordem de Santo Agostinho; passas, que representam a ordem dos Dominicanos; as amêndoas, que representam a ordem dos Carmelistas e os figos, que representam a ordem dos Franciscanos.

4 mendiants

  • As tâmaras, que representam o Cristo e os Reis Magos vindos do oriente médio.
  • O nougat preto que simboliza o mal.
  • O nougat branco que simboliza o bem.

Estas 8 sobremesas são consideradas os “pilares” ( aquelas que não podem faltar na noite de Natal.)

Em seguida cada família adapta as seguintes opções de acordo com seu gosto e tradições locais:

  • Frutas frescas da estação: laranja, maça, peras, uvas, melão verde etc.

  • Navettes de Marseilles navettes

  • Marmelada

  • Maçapão - doce à base de amêndoa

  • Calissons - um doce tradicional francês, feito de amêndoas moídas, coberta com uma camada fina de glacê e com sabor a melão.

  • Frutas cristalizadas

  • Queijo de cabra servido em um pote com óleo aromatizado.

  • Ameixas secas

Ceia de Natal

A ceia de Natal francesa é constituída por algumas refeições bem típicas do país.

Normalmente, a entrada é o Foi Gras, servido com tostas mas também inclui o salmão fumado e ostras acompanhado com champanhe.

O protagonista da ceia de natal francesa é o peru, tal como em algumas regiões de Portugal. O peru, geralmente é recheado e acompanhado com “gratin dalphinois” (uma espécie de gratinado de batata). Há outros pratos que também faz parte da ceia de Natal consoante a região do país como os escargots, a lagosta ou o chapon (capão).

A tábua de queijos não pode faltar e como sobremesa há sempre o Bûche de Noel , que no fundo é semelhante, ao tronco de natal presente no mesa portuguesa. É um bolo à base de manteiga, em forma de tronco, recheado com frutas ou com castanhas e frutos secos e coberto de chocolate.

Na Provence, a tradição das 13 sobremesas ainda se mantém.

Gastronomia

Outros pratos típicos da cozinha francesa:

Poulet rôti aux crôutons et pommes de terre é um frango assado com batatinhas e recheado com pequenos pedações de pão.

Boeuf Bourguignon é um dos pratos mais famosos de França e originário da região de Bourgogne (Borgonha), famosa pelos seus vinho como o Pinot Noirs, Chardonnays, Chablis e Beaujolais.

Crêpes aux jambon et aux champignons são uns ccrepes recheados com queijo (molho branco)e presunto.

Paupiettes de veau - Uma espécie de “medalhões de vitela”, costumam vir acompanhados com o Gratin Dalphinois.

Receita de Gratin Dalphinois

Este é um prato típico francês, servido como acompanhamento de carnes ou peixes à base de batata, natas e queijo. É muito fácil de fazer. Experimente!

Gratin Dalphinois

Ingredientes: ⇒ 1,5 kg de batatas

⇒ 100 g de manteiga

⇒ 5 g de alho

⇒ 3 dl de natas

⇒ 1 l de leite

⇒ Sal

⇒ pimenta

⇒ Noz moscada

Modo de preparação:

Lave as batatas, cortá-las em rodelas finas e reserve. Num recipiente coloque o leite ao lume juntamente com o alho, o sal, a pimenta e a noz moscada (Se não gostar pode pôr de parte) e leve ao lume. Quando o leite estiver a ferver deite as batatas e deixe cozinhar durante cerca de 10/15 minutos. Unte um recipiente de ir ao forno com manteiga e deitar as batatas e o leite; regue com as natas e um pouco de manteiga. Leve ao forno pré-aquecido a 180 °C durante cerca de 45 minutos a 1 hora.

Receita de Callison

Ingredientes:

⇒ 250 g de farinha de amêndoas (veja como preparar aqui)

⇒ 250 g de açúcar de confeiteiro

⇒ 3 colheres (sopa) de água de flor de laranjeira

⇒ 500 g de melão cristalizado

⇒ 50 g de laranja cristalizada

⇒ Folhas dos pães asmos (um tipo de pão assado sem fermento, feito somente de farinha de trigo e água.)

⇒ ½ clara de ovo

⇒ 150 g de açúcar de confeiteiro

Modo de preparação:

Misture a farinha de amêndoas, o açúcar de confeiteiro e a água de flor de laranjeira e cozinhe em fogo baixo, mexendo até a mistura soltar do fundo da panela (cerca de 8 minutos). Deixe arrefecer. Corte as frutas cristalizadas em pedaços pequenos e finos e misture com a pasta de amêndoas (pode usar a batedeira) até obter um doce homogéneo. Forre uma assadeira com os pães asmos, despeje a mistura do doce, espalhando com o auxílio de uma espátula levemente húmida e deixe descansar por 48 horas em local seco e frio. Misture bem o açúcar de confeiteiro e meia clara (sem bater) com um garfo. Espalhe essa cobertura com uma espátula sobre a massa de doce já seca, alisando bem, fazendo a ‘crosta de gelo real’ e deixe secar por 1 hora. Corte os calissons com um cortador de biscoitos ou uma faca, em forma de diamante (molhe um pouco o cortador para não pegar). Coloque-os em uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 130 ° C por 5 minutos, para a cobertura de açúcar secar, sem dourar. Deixe arrefecer antes de servir ou guarde num recipiente bem fechado.


Natal Sentido / Paises / Natal em França


Subscrever newsletter. Faça parte de um grupo especial.