Natal Sentido

Natal na Holanda

Natal na Holanda e as tradições neste país

Natal na Holanda

Embora na Holanda também se celebre o Natal, não sendo um país tão religioso, as celebrações são mais modestas e as tradições são um pouco diferentes.

Quer saber qual a que se destaca? O dia mais importante não é o dia 25 de dezembro. Sim, leu bem! O dia mais importante é o dia 5 de dezembro - o Dia de Sinterklaas- e já lhe explicamos a razão.

Natal nas Cidades

Na Holanda, o dia 24 de dezembro é um dia útil normal, não há sequer aquele hábito de trabalhar meio dia ou fechar mais cedo. Por outro lado, os holandeses ficam em casa no dia 26 de dezembro que é feriado e conhecido como o segundo dia de Natal.

Tradições

Na Holanda, os coros de Natal (Kerstzang) são uma parte importante da celebração. Grupos de pessoas se reúnem para cantar músicas natalinas nas ruas, em igrejas ou em eventos comunitários. É uma maneira de criar uma atmosfera festiva e compartilhar a alegria do Natal com os outros.

Sinterklaas, o Pai Natal holandês - Na Holanda, o dia mais importante e esperado, principalmente pelas crianças, é o dia 5 de dezembro.

Durante esta época do ano é comum encontrar em cada canto uma barraquinha com comidas tradicionais, chamadas oliebollenkramen e pode provar uma variedade de alimentos fritos tradicionais e sazonais, pais como os oliebollen.

Os Oliebollen são bolinhos de massa fritos, recheados com uvas passas e groselha, e cobertos com uma camada de açúcar de confeiteiro. É tradição servir oliebollen com café durante esta época do ano.

Oliebollen

Veja a receita destes bolinhos deliciosos em baixo.

Dia de São Nicolau A noite de 5 de dezembro, véspera do dia de São Nicolau, é celebrada por grande parte das famílias holandesas. O jantar é feito em família e em algumas casas aparece um Sinterklaas que lê alguns poemas e consulta o seu livro vermelho para saberem se as crianças se portaram bem e entrega os presentes. Parecido com o Natal, não é?

Falta falar do Dia de Natal e as suas comemorações.

E o Natal?

Logo depois do Dia do Sinterklaas, os holandeses decoram as suas casas e as suas árvores com decorações natalícias. Os holandeses são apanhados, igualmente, pela febre das compras de natal que são deixadas debaixo da árvore até à manhã de 25 de Dezembro, quando são tradicionalmente entregues e abertas.

A diferença entre o Sinterklaas e o Natal é pouca. Na Holanda as duas celebrações existem em perfeita harmonia.

Sinterklass

Gastronomia

A ceia de Natal é feita em família e junto de amigos, tendo como pratos o peru ou outras carnes.

As sobremesas são variadas desde bolos de amêndoa amarga, pepernoten, tartes, speculaas (Bolachinhas de São Nicolau- uma espécie de biscoitos feitos no forno com manteiga, canela e outras especiarias); stroopwafels (parecido com bolacha waffle) e Wentelteefjes (as rabanadas holandesas).

Wentelteefjes - Rabanadas holandesas

Wentelteefjes

Ingredientes:

1 ovo 25g de açúcar 1 colher de chá de canela 2 ½ decilitros de leite 10 fatias de pão branco duro 50g de manteiga ou de margarina Açúcar para polvilhar

Modo de preparação:

Bata o ovo com a canela, o leite e o açúcar Retire a crosta às fatias de pão e corte-as em diagonal. Passe os triângulos um a um pelo ovo batido. Coloque os triângulos uns por cima dos outros e deite por cima o resto do ovo batido, até o pão ficar bem ensopado. Derreta a manteiga ou a margarina numa frigideira. Quando a gordura estiver quente, frite as fatias de pão de ambos os lados até ficarem douradas. Coloque numa travessa e sirva quentes com açúcar.

Receita de Spekulaas (Bolachinhas de São Nicolau)

Este doce é um tipo de bolacha natalícia tradicional na gastronomia holandesa. As Bolachinhas de São Nicolau são comidas tradicionalmente na noite de São Nicolau (6 de Dezembro).

Ingredientes:

300 gramas de farinha de trigo 5 colheres de chá de speculaaskruiden (tempero para o speculaas) 150 gramas de açúcar mascavado 150 gramas de manteiga gelada 7-8 colheres de sopa de leite 1 ovo / 2 colheres de sopa de leite 100 gramas de amêndoas para decorar

Modo de Preparação:

Misture os ingredientes secos, depois a manteiga em cubos e 7 colheres de leite. Amasse bem a massa até incorporar todos os ingredientes. Forme uma bola com a massa, enrole em plástico e deixe descansar de um dia para o outro. Abra a massa decore; de seguida ponha no forno pré-aquecido em 170 graus por 30 minutos. Deixe arrefecer.

Receita de Oliebollen

Oliebollen

Ingredientes:

  • 125 gramas de farinha
  • 75 ml de leite morno
  • 7 gramas de fermento biológico seco
  • 20 gramas de manteiga amolecida
  • 15 gramas de açúcar
  • 1 colher de chá de raspas de limão
  • Uma pitada de sal
  • 1 ovo
  • 20 gramas de uvas passas e groselha ou outras frutas secas
  • 1 colher de sopa bem cheia de açúcar de confeiteiro

Modo de Preparação:

Mergulhe as passas por algumas horas em água morna, de preferência na noite anterior. Dissolva o fermento no leite morno. Misture a farinha, o açúcar e as raspas de limão, misture o leite e o fermento com cuidado. Adicione o ovo e o sal e misture até obter uma massa homogénea. Escorra as passas e misture com a massa. Cubra e deixe crescer até que duplique o seu volume, vire a massa e deixe crescer novamente. Enquanto isso, aqueça o óleo na frigideira a 190ºC. Coloque um prato com várias folhas de papel absorvente para absorver o excesso de gordura dos bolinhos fritos. De seguida, use uma colher grande para pegar uma parte da massa, solte-a no óleo quente e frite por cerca de quatro minutos de cada lado ou até dourar. Escorra os bolinhos em papel absorvente e polvilhe-os com açúcar de confeiteiro.

Nota: É importante medir a temperatura do óleo: se estiver muito quente pode queimar os bolinhos por fora, mas deixará o interior cru.

Bebidas holandesas

Se estiver na Holanda na época de Natal vai sentir algum frio e nada melhor que um café com leite bem quentinho.

Koffie Verkeerd é a versão holandesa de um café com leite. É comumente servido como um café expresso com leite e espuma e servido com um biscoito próprio que realça o sabor do café.

Oranjebitter é uma das bebidas preferidas para o Dia de Reis. É um licor de laranja amarga. Foi criado em 1600 em homenagem às batalhas vencidas pelo príncipe Frederik Hendrik.

Kruìde Baggâh é uma bebida bastante suave e um bom digestivo, leve e com sabor de pimenta,. É mais facilmente encontrada em Haia.


Natal Sentido / Paises / Natal na Holanda


Subscrever newsletter. Faça parte de um grupo especial.