Bolo Rei - uma tradição portuguesa!
Sabia que o Bolo Rei é um doce típico português do natal? E que representa os três Reis Magos?

Simbologia
De acordo com a simbologia, a côdea simboliza o ouro, as frutas, cristalizadas e secas, representam a mirra; e o aroma do bolo assinala o incenso.
Este delicioso bolo com forma redonda, com um buraco no meio e recheado de frutas cristalizadas e frutos secos, é o típico bolo de Natal entre as famílias portuguesas.
Antes de ser proibido era costume encontrar um brinde – que traria sorte a quem o recebesse e ainda é possível encontrar a fava que, segundo a tradição, significa que terá que pagar o próximo bolo rei.
Origem do Bolo rei
Consta que a origem deste bolo vem dos tempos dos romanos pois estes tinham o costume de eleger o “rei da festa” durante os seus banquetes, tirando à sorte a fava. Este hábito foi aproveitado pela Igreja Católica e relacionou-o com a Natividade e com a Epifania, ou seja, com os dias 25 de dezembro (Natal) e 6 de janeiro (Dia de Reis).
Mais tarde, a tradição de comer Bolo Rei doi adotada em França, na Corte de Luís XIV, como comprovam vários textos de escritores da época e até um quadro de Greuze denominado Gâteau des Rois.
Em Portugal, de acordo com a história, foi na Confeitaria Nacional, em Lisboa, que se vendeu o primeiro Bolo Rei, por volta de 1870. Atingiu grande sucesso nas cortes portuguesas, entre o reinado de D. Maria II, D. Pedro, D. Luís, D. Carlos e D. Manuel II.
Mais tarde, por altura de 1890 passou a ser vendido no Porto na confeitaria Cascais e foi-se alastrando por todo o país até ser, nos dias de hoje, imprescindível na mesa da consoada portuguesa.
A Lenda
Se gosta de um pouco de magia nas histórias, então vai gostar desta.
Diz a lenda que a existência quando os Reis Magos viram a Estrela de Belém que anunciava o nascimento de Cristo, não se entendiam sobre qual seria o primeiro a ter a honra de entregar primeiro os presentes.
Desta forma, para acabar com a discussão, um padeiro decidiu acabar com a discussão e fez um bolo escondendo uma fava nele. Quem encontrasse a fava teria a sorte de ser o primeiro.
